ARTES GRÁFICAS
Não vivemos sem elas, presentes em tudo...
.png)
As artes gráficas estão presentes em nosso dia-a-dia e temos contato a todo o momento com alguma peça gráfica, veja como exemplo: Ao acordar você dirige-se ao banheiro e vai tomar seu banho, abre a embalagem do sabonete (OPS... você acaba de pegar uma peça gráfica!), escova seu dente (Claro! o tubo da pasta de dente foi impresso... mais uma peça gráfica)... Vamos para seu café da manhã. O pote de margarina, o saco do pão, a caixa de leite, a embalagem do achocolatado, o rótulo da geléia... Tudo teve impressão! Seguindo adiante... o passe do ônibus, a nota de dinheiro, revistas, livros, cartazes, cadernos, cartões, camiseta, banner, folhetos, flyers, ingressos, notas fiscais, embalagem de todos os tipos... Nossa! Para qualquer lado que olhamos temos produção gráfica.
.jpg)
O que é o projeto gráfico?
É planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica, seja uma publicação, um folder ou um cartaz, envolvendo o detalhamento de especificações para a produção gráfica, como formato de papel, processos de composição, impressão e acabamento.
O projeto gráfico é a preparação e o estudo prévio das condições necessárias para confeccionar qualquer impresso. O impresso nasce por exigências de caráter econômico, social e/ou cultural, e sua linguagem é o poder de ordenar a comunicação visual e a expressão do pensamento do cliente.
.jpg)
E a criatividade?
Criatividade é: encontrar saídas rápidas e diferenciadas para convencer alguém de alguma coisa. O profissional de criação normalmente é: sociável; com bastante disposição para trabalhar; com noção de negócio; sempre muito bem informado; muito curioso; sabe escrever bem; convive com pressão, insegurança, ansiedade, frustração e ego; apaixona-se fácilmente pelo produto/serviço/empresa. Muitas vezes proporcionando facilidades, o criador, diretor de arte ou designer é também o produtor gráfico!