CROWDFUNDING
FINANCIAMENTO COLETIVO"
A Famosa "Vaquinha Virtual"

O termo crowdfunding vem do inglês e significa financiamento pela multidão. A prática, que é uma evolução da boa e velha vaquinha, agora mediada pelas ferramentas digitais, começou a tomar forma em 2005 e ganhou escala a partir de 2009, com o lançamento nos EUA. No Brasil, fincou raízes em 2011, ano em que tivemos uma safra de plataformas pioneiras.
Por aqui, o crowdfunding apareceu como uma possibilidade fresca para financiamento independente: de repente, grupos de ativistas e outros aficcionados da cultura digital conseguiriam levantar dinheiro não vinculado a empresas ou ao Estado, sem rabo preso com interesses alheios, e assim parecia que seus sonhos se tornariam realidade.
O crowdfunding viabiliza projetos por meio de plataformas online. Sabe aquele seu projeto que todos seus amigos acham incrível, mas você não consegue tirá-lo do papel? Se for por falta de dinheiro, considere o crowfunding. Barack Obama usou o crowdfunding para arrecadar fundos para sua primeira campanha à presidência da república dos EUA, em 2008. Desde então o financiamento coletivo, como o termo é conhecido por aqui, tem sido cada vez mais usado por pessoas, física ou jurídica, para alavancar projetos diversos. O modelo tem sido muito usado para projetos de artistas, cientistas, jornalismo cidadão, start ups e filantropia. Em um lançamento de disco, por exemplo, o doador pode receber o trabalho autografado pelo artista. O financiamento coletivo adquiriu força com a internet, mas o seu uso é antigo, principalmente em ações filantrópicas, como as do concerto Live Aid, Teleton e Criança Esperança.
Quer saber mais sobre o que é crowdfunding?
Crowdfunding é o simples ato de arrecadar dinheiro na internet para projetos de: filantropia , ONGs, cultura, atletas, ativismo, games, pequenos negócios, entre outros. Será que crowdfunding é bom pra você? Bom, é facil saber! Você tem um sonho? Você tem uma ideia? Um projeto que pode mudar a sua vida? E também a vida daqueles ao seu redor ? Mas, você não tem dinheiro, meios, fins? Então, crowdfunding é sim para você!
Realize os seus sonhos, tire seus projetos do papel. O que você está esperando? Mais de 13 bilhões de reais arrecadados no mundo com crowdfunding para projetos alucinantes. Está na hora de lançar o seu!De carona no sucesso de iniciativas estrangeiras, empreendedores brasileiros estão se aventurando no crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas.

Como Funciona ???
O mecanismo é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme ou um livro, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.
Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os administradores da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão – em geral, 5 a 10%. Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta - em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos.
Uma das referência mais importantes em crowdfunding, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.