LOJAS VIRTUAIS

Loja virtual é um site que faz da internet seu canal de negociação, objetivando a venda de produtos e serviços à clientes online.

Loja virtual ou site de comércio eletrônico é um site ou uma página na internet de vendas on-line de produtos ou serviços, acessado a partir de qualquer computador conectado na internet, desta forma, as vendas podem ser feitas para todo o mundo. O próprio internauta que navega pelo site da loja virtual, visualiza as fotos e informações dos produtos e efetua a compra, seguindo poucas etapas e automaticamente emitindo um pedido para o responsável da loja virtual. O pagamento das compras na loja virtual pode ser feito de diversas formas, como por exemplo, cartões de crédito, boleto bancário, sites de pagamentos, depósito bancário, etc. A entrega dos produtos pode ser feita por empresas especializadas, transportadoras ou pelos correios. Algumas lojas virtuais só existem na internet, outras possuem loja física também, tendo a internet como mais uma forma de obtenção de novos clientes, sobretudo os que estão em outros estados e países.

Algumas vantagens de uma Loja Virtual

Há inúmeras vantagens em possuir uma loja virtual, pois o investimento inicial das lojas virtuais é menor em relação às que necessitam de um espaço físico, as mesmas ficam abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados conforme as características do consumidor. Além disso, o mercado virtual iguala as oportunidades entre pequenas, médias e grandes empresas e permite melhor mensuração e gerenciamento das informações sobre o mercado consumidor. Com as inovações tecnológicas, as lojas virtuais podem ter layouts personalizados, cuja função é despertar a atenção, o interesse e a identificação do cliente, uma vez que os layouts customizados tornam a loja virtual diferenciada em relação às demais. Além dessa forma, as novidades são implantadas através da integração com as redes sociais, permitindo a participação dos clientes através de mídias de mensagens instantâneas para a divulgação do sistema. Com o constante crescimento do mercado virtual brasileiro e a ampliação no volume de e-consumidores, possuir uma loja virtual significa investir em um empreendimento duradouro, com grandes perspectivas de sucesso, sendo suas expectativas atingidas a cada ano.

Solução em tempos difíceis

É notório que a internet reúne milhões de pessoas no mundo inteiro. Somente no Brasil são milhões de usuários, divididos entre todas as classes sociais. Estes milhões de brasileiros usuários da internet configuram um mercado crescente e cada vez mais confiável tecnicamente. Com o poder de venda migrando também para as classes C e D, os pequenos negócios estão à frente de excelente oportunidade de alavancagem de suas empresas na internet, com a mesma atenção e disponibilidade de uma loja física. Afinal, desde que surgiram, pode-se dizer que as lojas virtuais causaram uma verdadeira revolução no comércio. Como não há necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor, também não necessitam do manuseio de papel moeda e, tampouco, da mercadoria no momento da transação. Nelas, a relação ocorre entre um comprador e um vendedor em qualquer lugar do planeta. Em tempos de CRISE, economizar sempre é uma ótima opção.


Facilidades, facilitam...

Poder ir às compras sem tirar o pijama ou ter a possibilidade de comprar um presente de aniversário enquanto se arruma no salão de beleza são algumas das mordomias que a compra online oferece. Mas além de facilidade e comodidade, há outros fatores que o consumidor leva em conta na hora de comprar pela internet. Um estudo recente realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que, para 50% dos consumidores, melhores preços é um chamariz para o comércio eletrônico. Já para 33% das pessoas, a economia de tempo é a grande vantagem das compras eletrônicas e, ainda, 27% afirmam que a facilidade para comparar produtos de marcas concorrentes é o que os levam a comprar pela internet. Facilidade para navegar no site, qualidade e trocas sem burocracia são mais alguns exemplos que podem conquistar o e-consumidor ou espantá-lo para o concorrente.

Tudo ao seu alcance.

Há alguns anos as mulheres passaram os homens em participação nas compras pela Internet brasileira. Junto com isso, veio o crescimento acentuado das categorias moda e acessórios, beleza e saúde. O gasto médio dos homens é mais alto, uma vez que compram mais produtos eletrônicos e informática. Mas as mulheres compram mais quantidades e uma vez fidelizadas pela marca... Mulheres são apaixonadas e sonhadoras por natureza. A roupa do personagem da novela ou do filme, aquilo que “está na moda” ou que “está todo mundo usando” são encontradas na internet. Algumas categorias se destacam no gosto feminino. Despertam paixão. Mulheres amam sapatos e bolsas. Também compram online artigos de beleza e saúde. Se olharem e amarem...nada vai impedi-las de comprar. O inconsciente coletivo feminino é diferente do masculino, “elas” sabem o que é “new”, que quase ninguém tem, "então eu quero ter". A Internet é o lugar perfeito para isso. Dizem as más línguas que "um homem é capaz de pagar o dobro do preço por uma coisa que ele precisa e uma mulher é capaz de comprar uma coisa que ela não precisa se está pela metade do preço". Brincadeiras, a parte, é através do marketing viral e redes sociais que elas compartilharem as "barganhas" com as amigas.É possível pagar facinho? Em várias vezes no cartão? Sem ter que por a mão na carteira ? Ela compra! Sem culpa! Lembre-se que as classes C e D estão presentes com força no e-commerce brasileiro. Esse público não olha pro preço à vista, elas olham para o valor da parcela.

Família que navega junta...

Quando uma família que deseja junto um determinado bem, a opinião e envolvimento de todos na hora da compra pode evitar muitos problemas e futuras desavenças. O produto adquirido em família torna a aquisição, um bom divertimento e um grande motivo de união. É comum a família pesquisar na loja e na internet sempre, e com isso aprender que geralmente na internet é sempre mais barato e ainda tem descontos, até mesmo essas lojas que tem física e virtual, fazem melhor promoção na internet. Além de que quase sempre se consegue um cupom de desconto na internet pra pagar mais baratinho. Afinal, família que navega unida, compra mais...É o filho ou a filha que aproveita o momento, é a esposa que lembra que precisa de determinado produto, e por aí vai...O gasto médio de uma compra familiar é muito significativo.